terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Estão abertas as novas inscrições para Mestrado Profissional do Programa Ciência Sem Fronteiras


Mestrado Profissional do Programa Ciência Sem Fronteiras

A Profª Drª. Elizabeth Fernandes informa que estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2014 as inscrições para seleção de candidatos que queiram realizar mestrado profissional nos Estados Unidos da América (EUA) através do Programa Ciência sem Fronteiras. Nesta nova Chamada Pública serão concedidas até 1.000 bolsas de estudos em cursos de Mestrado Profissional nos EUA, com duração de até 2 (dois) anos acadêmicos, com início previsto para o segundo semestre de 2014.


O estudante também terá acesso ao edital e a maiores informações na página da CAPES, através do endereço eletrônico http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Chamada-CSF-MP-EUA-2122013.pdf. As inscrições são realizadas pelo site https://apply.embark.com/student/iie/generic/10/ e a previsão para o início das atividades no exterior é Agosto/Setembro de 2014.

A divulgação do resultado final ocorrerá a partir do dia 15 de Abril de 2014, em extrato publicado no Diário Oficial da União, bem como no endereço eletrônico do Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, www.cienciasemfronteiras.gov.br.

O Programa CSF objetiva propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com o objetivo de promover a internacionalização da ciência e da tecnologia nacionais, estimulando estudos, pesquisas e a formação profissional voltada para a inovação.

O Programa de Mestrado Profissional é voltado predominantemente para a prática profissional e/ou de inovação tecnológica e tem como objetivos específicos:
i) proporcionar a formação qualificada de profissionais brasileiros aptos ao desenvolvimento tecnológico e da inovação, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade; ii) complementar a formação técnica e especializada em áreas consideradas como prioritárias e estratégicas para o Brasil, definidas no Programa Ciência Sem Fronteiras; e iii) identificar instituições e lideranças no exterior de interesse prioritário e/ou estratégico para o Brasil, em áreas e setores específicos, para estabelecimento de novas parcerias institucionais e para o treinamento de novos perfis de recursos humanos adequados à necessidade do atual momento de desenvolvimento do País.

O Programa oferece bolsas paras as seguintes áreas e temas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa, com ênfase em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação; e Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário