segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

LANÇAMENTO LIVRO: UELINTON FARIAS ALVES - "CRUZ E SOUZA - ÚLTIMOS INÉDITOS - PROSA & POESIA"



"CRUZ E SOUZA - ÚLTIMOS INÉDITOS - PROSA & POESIA" 
UELINTON FARIAS ALVES

O AUTOR
Cruz e Sousa (1861-1898), poeta simbolista, contista, cronista e ensaísta negro brasileiro, natural de Desterro, Santa Catarina (SC).

O COORDENADOR
Uelinton Farias Alves, jornalista, professor, escritor, biógrafo e crítico literário negro brasileiro, natural do Rio de Janeiro (RJ).

A OBRA
Últimos inéditos: prosa e poesia (2013, 288p.) reúne a produção esparsa em jornais e outras publicações do genial poeta negro catarinense Cruz e Sousa (1861-98). O livro, organizado pelo escritor, jornalista e biógrafo Uelinton Farias Alves, considerado uma das maiores autoridades sobre a vida e a obra do poeta dos Broquéis, traz textos como poemas, crônicas e contos ainda não reunidos na obra definitiva do autor, considerado o pai do Simbolismo no Brasil.

A obra, fruto da parceria entre o selo Editorial ZUMBI DOS PALMARES e a NANDYALA Editora, reproduz os textos escritos pelo poeta entre 1881 e 1895, entre o Desterro, sua cidade natal, e o Rio de Janeiro, antes e depois da implantação da República. Os textos selecionados revelam um Cruz e Sousa irônico, galhofeiro e, muitas vezes, agressivo, mas, ao mesmo tempo, lírico e romântico. Nos textos jornalísticos, deparamo-nos com a veemência do abolicionista e político antimonárquico, defensor da Abolição da Escravatura, bem como da implantação do regime republicano brasileiro. Nos versos, a faceta é nova e caricata: o poeta não perdoa as figuras de proa da oligarquia imperial e, sem seguida, republicana.

O livro traz texto introdutório, escrito pelo Coordenador da obra, Uelinton Farias Alves, e prefácio do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente. Além de comemorar os dez anos de existência da Zumbi, o livro representa um resgate e uma homenagem a um dos maiores poetas da Língua Portuguesa.

Editoras: Zumbi dos Palmares e Nandyala
Edição: 1ª
Ano: 2013
Idioma: Português
Especificações: Brochura
288 páginas
ISBN: 978-85-8358-000-3
Dimensões: 14cm x 21cm
Preço: R$ 38,00

AGUARDAMOS VOCÊ E SEUS(SUAS) AMIGOS(AS)!

INFORMAÇÕES:(31) 3281-5894
nandyala@nandyalalivros.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário