sexta-feira, 23 de julho de 2010



MOÇAMBIQUE, EU MULHER
ROSA LANGA

25/07 - 14 - Barra Mansa/RJ




A jornalista que está no Brasil para participar da FESTLIP (Festival de Teatro da Língua Portuguesa) que acontece no Rio de Janeiro, vem até Barra Mansa, neste domingo, para falar um pouco sobre suas experiências editadas em seus livros.
Rosa Langa, natural do distrito de Chibuto, província de Gaza, iniciou a sua carreira no jornalismo cultural em 1996 na Radio Nacional de Moçambique. Colaborou também na seção cultural da Revista Tempo e no extinto jornal Campeão.

Em 1999, iniciou uma viagem de ônibus por Moçambique onde recolheu para a Rádio Nacional testemunhos de todo o país. A viagem que durou 50 dias, percorreu o belo país tropical, desde as capitais de província, distritos, localidades, postos administrativos e algumas aldeias, pernoitando algumas vezes em residências de aldeões a troco de capulanas (traje típico), pacotes de açúcar, sabão e sal que levava na mochila.

Publicou o primeiro livro em Outubro de 2006, "Moçambique, Mulheres e Vida", uma obra que apresenta 30 entrevistas de moçambicanas oriundas de diferentes camadas sociais (desde a camponesa, prostituta, primeira mulher moçambicana que se declarou publicamente como soropositivo, empresária, bailarina, dirigente, primeira-ministra, primeira-dama, única mulher piloto de Moçambique, entre outras).
Seu último livro "As Inconfidências dos Homens", Rosa Langa compilou 27 entrevistas masculinas, difundidas parcialmente na Rádio Nacional, onde são abordados vários temas, dos quais a questão da sexualidade masculina como os sentimentos da primeira experiência, a utilização, ou não, de preservativo, as relações ocasionais, relações com prostitutas, circuncisão.

A jornalista e escritora Rosa Langa viu a sua obra selecionada para uma grande coletânea de livros pertencentes a escritores de África e da América do Sul, e faz parte de uma antologia que leva como título "América do Sul e África: um olhar próprio, livros para conhecer os dois continentes".

Beatriz Esperança Neves Arouca Veloso
Gestora de Turismo Social - 24 3324-5966
Unidade Barra Mansa
SESC Rio
--------------------------------
Av. Tenente José Eduardo, 560 - Ano Bom
Barra Mansa - RJ

Um comentário:

  1. É de mulheres deste quilate de inteligencia que os movimentos negros Brasileiros precisão e não de opurtunistas que só aparecem para pegar carona nas vésperas das eleições.

    ResponderExcluir