RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG VIA EMAIL

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EXPOSIÇÃO EXPRESSÕES AFRICANAS

A arte africana reproduz os usos e costumes dos povos africanos. Nas pinturas como nas esculturas, a caracterização da figura humana mostra uma preocupação com os valores morais e religiosos. A escultura, forma de arte muito usada pelos artistas africanos, utiliza-se de ouro, bronze e marfim como matéria prima.

As máscaras são as mais conhecidas da plástica africana e constituem síntese dos vários elementos simbólicos. São confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. As origens da arte africana são de muito antes da história registrada. As criações em rocha no Saara, em Niger, por exemplo, conservam desenhos de 6 mil anos.

A exposição Expressões Africanas, considerada uma das principais ações da Fundação Cultural Palmares no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, apresenta parte do acervo de 15 embaixadas do Continente Africano com a mostra de peças artesanais, artefatos, quadros, móveis e esculturas que retratam a cultura de África do Sul, Angola, Botsuana, Benin, Cabo Verde, Cameroun, Costa do Marfim, Egito, Gana, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Mauritânia, Moçambique, Namíbia e Quênia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário