sábado, 20 de março de 2010



Massacre de Sharpeville
     

No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir.

Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negranos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas, e cerca de 180 ficaram feridas.

Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do apartheid. No dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

     

2 comentários:

  1. É sempre muito importante estarmos em contato com esses dados, para aumentar nossa auto-estima.
    LUTAR SEMPRE! ESMORECER JAMAIS!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose,

    Hoje mesmo vou fazer um post novo sobre a Africa do sul. Tenho uma prima que morou lá. Resolvi ouviu a opinião da galera que conheço que está espalhada pelo mundo. Vamos diminuir distâncias. É a globalização! Tem um comentário enorme dela no post que fiz anteriormente Benin-Africa do sul- Brasil. Visão de uma brasileira, classe média, branca ...mas ela tb dá informações culturais. Vou mesclar com o a herança do Apartheid e o que está acontecendo hoje quando o país vive a expectativa de sediar a copa do mundo.
    Obrigada pelo carinho!
    Bjs

    ResponderExcluir