Massacre de Sharpeville
No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir.
Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negranos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas, e cerca de 180 ficaram feridas.
Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do apartheid. No dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
É sempre muito importante estarmos em contato com esses dados, para aumentar nossa auto-estima.
ResponderExcluirLUTAR SEMPRE! ESMORECER JAMAIS!
Oi Rose,
ResponderExcluirHoje mesmo vou fazer um post novo sobre a Africa do sul. Tenho uma prima que morou lá. Resolvi ouviu a opinião da galera que conheço que está espalhada pelo mundo. Vamos diminuir distâncias. É a globalização! Tem um comentário enorme dela no post que fiz anteriormente Benin-Africa do sul- Brasil. Visão de uma brasileira, classe média, branca ...mas ela tb dá informações culturais. Vou mesclar com o a herança do Apartheid e o que está acontecendo hoje quando o país vive a expectativa de sediar a copa do mundo.
Obrigada pelo carinho!
Bjs