terça-feira, 16 de março de 2010




  
Prof. Uelinton Farias Alves 
convida para o Lançamento


José do Patrocínio: 
a imorredoura cor do bronze
 296p., 14x21cm, ISBN: 978-85-7617-172-0, R$42,00
  
Nascido da relação de um padre com sua escrava de 14 anos, José do Patrocínio é protagonista de uma rica e complexa história de vida. Viveu os tempos da abolição da escravatura e do movimento republicano, da política aguerrida e da alta criação artística, de profundas mudanças sociais ao lado de grandes personagens da história do Brasil.

Entretanto, Patrocínio foi muito mais do que um militante abolicionista. Sua vida repleta de embates e reviravoltas é um testemunho do seu tempo. Tribuno, poeta, jornalista, romancista, empresário, político, dono de jornal e, sobretudo, homem de grande engenho. Com todos esses atributos, Patrocínio foi figura importantíssima de uma geração que levou o Brasil aos primeiros passos da modernidade.

Destemido, batalhador e idealista convicto, participou ativamente da modernização de nossa imprensa e mudou a face da sociedade escravista. Para a surpresa de muitos, ainda protagonizou a entrada do automobilismo no Brasil e fez crescer entre todos o sonho de voar, mais tarde concretizado por Santos Dumont.      

José do Patrocínio foi uma personalidade negra apaixonante que, mesmo depois de tantas décadas de seu falecimento, continua a empolgar pelo exemplo e lição de vida que nos legou.


O autor, que coleciona sucessivos prêmios (ABL, em 1991), Governo do Estado de Santa Catarina (em 1998), além da indicação como finalista ao Jabuti, redescobre a personalidade de José do Patrocínio, situando-o no seu tempo e espaço, não só como jornalista, mais como empreendedor, homens de ideias, escritor, empresário, político e poeta.  




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário