RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG VIA EMAIL

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"FUI ? ... MAS TOU'VINDO!" - Exposição Coletiva de Fotografia – Inauguração


Poesia, Fotografia e Boemia em homenagem a Camões
Dia de Camões / Poesia / Boemia / Música / Prosa

contato:
Miguel Pinheiro - (21) 9176-0015 - fui@10pt.org
Ângelo Acauã - (21) 9280-0182 - adoro@barimaculada.com.br

De porto a porto, atravessando os mares, Luís Vaz de Camões pavimentou seu caminho para a eternidade em versos de língua mestiça. Aproveitando as celebrações do Dia de Camões, a 10pt - Criação Lusófona, em parceria com o Bar Imaculada, convida para a inauguração da Exposição Coletiva de Fotografia "fui? ... mas tou'vindo", um conjunto de imagens envolvendo rostos e lugares das cidades do Porto e do Rio de Janeiro, em situações comparativas. O título da mostra é uma provocação diante de situações opostas: o informal “tou vindo”, no sentido de chegar, regressar, e, por outro, evidenciar a escuta do outro, os do outro lado do Atlântico, “te ouvindo”, em jogo sutil.


A 10pt (DEZ.pe.te, despe-te, de despir, desvendar, descobrir, revelar), com trabalhos na Europa, na África e no Brasil, cujo projeto mais recente foi o elogiado "Dona Mulata e Triunfo", espetáculo teatral a céu aberto na Pedra do Sal, invoca a raiz portuguesa e africana na captura da memória e do cotidiano presente no porto do Rio de Janeiro. Já o Bar Imaculada, aberto há dois anos e meio e queridinho do público descolado, é um misto de bar e galeria de arte encravada no Morro da Conceição, conhecido por suas investidas no âmbito artístico e cultural, como rodas de samba e choro e até obras de Salvador Dalí, expostas em suas paredes.

No evento, a poetisa Zelma Rabello, uma das selecionadas para a quarta oficina de crônicas da Flip, e o editor e escritor Raphael Vidal, moradores do Morro da Conceição, acompanhados pelo ator Miguel Pinheiro, promoverão intervenções com leituras envolvendo poesia e prosa. “Queremos evidenciar a mistura de aspectos da nossa gente e da soma de culturas que é o Rio de Janeiro”, explica o português Miguel Pinheiro, Diretor Artístico da 10pt e idealizador da mostra. “Teremos ainda uma surpresa para vocês, envolvendo outros lugares, outras pessoas, outros oceanos”, completa, referindo-se à ação interativa que acontecerá durante todo o período da exposição: o público poderá colocar uma mensagem em uma grande garrafa – “que recado você deixaria para alguém do outro lado do oceano?” – com eco em países luso-parlantes, como Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, cujo resultado será objeto de exposição futura, como desdobramento desta.

A exposição tem a chancela oficial do Ano de Portugal no Brasil e assinala a comemoração do Dia de Camões e o 3º aniversário do coletivo 10pt - Criação Lusófona. A abertura está programada para segunda-feira, 10 de junho, às 19 horas.

+INFO: www.facebook.com/10pt.fui

www.barimaculada.com.br/eventos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário