quarta-feira, 23 de maio de 2012

CINE COMDEDINE - RIO APRESENTA:



As sessões acontecem nos dias 23 e 25 de maio e 06 e 13 de junho, no auditório da Prefeitura (CASS) – rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – das 14h às 16h. A entrada é gratuita e o agendamento de grupo escolar é feito pelo e-mail comdedinerj@gmail.com



Os filmes da programação são:
Estima Negra
Direção Conjunta Nós do Morro – 10 minutos
Reúne relato sobre a construção da identidade do negro no Brasil. E levanta o debate a respeitos das causas e consequências dos estereótipos e preconceitos na autoestima dos afrodescendentes.

Alguém falou de Racismo
Direção CECIP e Fundação Cultural Palmares/MIC – 20 minutos
A partir de uma sutil situação de racismo em sala de aula, alunos começam a descobrir a origem do racismo. E promovem uma campanha sobre direitos iguais e respeito as diferenças de raça, credo e gênero.

Rap de Saia
Direção Janaína Oliveira e Queen – 18 minutos
O Rap de Saia visibiliza a história e a participação das mulheres no hip-hop carioca. É um documentário que reúne as percussoras do rap no Rio de Janeiro com seus desafios, avanços e sonhos.

Minha Cara, Bela Cara, Cara Preta de Mulher
Direção Ana Gomes – 10 minutos
Curta que revela um novo outro olhar sobre a mulher negra. Coloca a mulher negra de frente para ela mesma e combate os padrões de beleza impostos pela mídia.


Lazer, consciência crítica e equidade etnicorracial são os pilares do desenvolvimento do projeto Cine COMDEDINE. Com base em pesquisas e estudos sobre a relevância do cinema para o desempenho escolar, os filmes escolhidos contemplam a Lei 10.639/2003, que incide sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio do país.


A programação inclui quatro sessões, cada uma com exibições de quatro filmes de ficção. As produções cinematográficas variam de 10 a 28 minutos, totalizando 58 minutos. Após a exibição, a mestre de cerimônia conduz um bate-papo com a plateia sobre as impressões do filme e levanta reflexões sobre hábitos, padrões socioculturais e aspectos da negritude da sociedade brasileira.

O Cine COMDEDINE é uma ação em comemoração aos 25 anos do COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro). Criado em 1987, é um órgão de participação popular no poder público na estrutura da Prefeitura do Rio de Janeiro, ocupado exclusivamente por organizações do Movimento Negro. O Cine COMDEDINE conta com o apoio da Casa Civil e da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:
Dias: 23 e 25 de maio e 06 e 13 de junho.
Local: auditório da Prefeitura (CASS) – Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova
Horário: 14h às 16h
Realização: Prefeitura do Rio através do COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro)

Apoio: Casa Civil e Secretaria Municipal de Cultura
Produção: Estimativa
Maiores informações:
Contato: Coisa Nossa Comunicação e Produção - coisanossacomunicacaoeproducao@gmail.com
(21) 91127719 – Neide Diniz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário