segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FESTA DA BOA MORTE - 2012



IRMANDANDE DA BOA MORTE - CACHOEIRA/BA





Sobre o Evento


A Festa de Nossa Senhora da Boa Morte é o único evento que aborda o sincretismo religioso na Bahia, com cortejos que anunciam a morte de Maria, missas em favor das irmãs falecidas, sentinela e ceia branca (pão, peixes e vinho), missa simbólica de corpo presente, cozido e caruru ao som de samba-de-roda de Dona Dalva e a procissão de enterro da Nossa Senhora da Boa Morte.

A irmandade traja a centenária indumentária rendada durante o evento, mostrando a relevância das tradições afros brasileiras para os visitantes. Grupos Afros, como os Filhos do Caquende, Filhos da Barragem, Filhos de Nagô, Filhos do Varre-Estrada e o famoso grupo Gegê-Nagô traz homenagens ao Grupo Tincoãs, referência da música afro-baiana dos anos 70.

Segundo o etnógrafo e fotógrafo Pierre Fatumbi Verger, a festa é a única organização advinda das mulheres, fundada no início do século XIX, sendo a primeira Candomblé Keto de Salvador. A partir de 1820, a Irmandade teria se expandido para a cidade de Cachoeira, local onde, ainda hoje, preserva seus rituais públicos e secretos.

O Guia Cuca é um portal onde você encontra lazer, entretenimento e conhecimento.Seja bem vindo ao Guia Cuca - Cultura e Curiosidades! A gente compartilha, você curte! Curta nossa página no facebook e também o vídeo de apresentação do site!


Programação do Evento

13/08
18h - Ritual do traslado do esquife de Nossa Senhora, com saída do anexo da Capela D'Ajuda, com destino à capela da Irmandade, onde haverá celebração religiosa em memória das irmãs falecidas.

14/08
19h - Procissão do enterro de Nossa Senhora. Parte da igreja da Irmandade e percorre as principais ruas do centro histórico de Cachoeira, seguida de filarmônicas que tocam marchas fúnebres.

15/08
8h - Cortejo que parte da igreja da Irmandade, após a missa. Integrantes da irmandade vestem beca, usam joias, mostram as contas de seus orixás, além de deixar a face vermelha do xale exposta. A Irmandade oferece um farto banquete com feijoada, assados e saladas.

16/08
18h - A Irmandade oferece à população o tradicional escaldado, com diversos tipos de carnes, verduras, legumes, pirão e samba de roda.

17/08
18h - Samba de roda de Nossa Senhora e distribuição de caruru e mungunzá.

Ingresso
Evento Gratuito

Fonte:  http://www.guiacuca.com.br/evento/festa-de-nossa-senhora-da-boa-morte-cachoeira-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário